quarta-feira, 28 de março de 2012

O aperfeiçoamento do amor e Fundado em Deus são os textos de hoje!!!!



O aperfeiçoamento do Amor

Tendo criado o casamento como parceria triangular de atividade criadora, dotou Deus a união física do poder de manifestar-se e fazer aumentar o amor dos parceiros. A partir daí, tornam-se indivisíveis os propósitos do matrimônio e união sexual, de maneira tal que, ao gerar filhos, os pais materializam seu amor e, ao fazê-lo, nunca excluem nenhuma potencialidade criadora, da qual doto Deus o ato sexual anterior... Nessa plenitude, o caminha de esposa e esposo em busca da perfeição tem por fermento o sacramento que administraram um ao outro, e, assim, o matrimônio há de conduzi-los ao céu!!!

Fundado em Deus

Lembra-nos o Papa Paulo VI que "o amor conjugal revela sua verdadeira natureza e nobreza quando examinado em sua origem suprema, Deus,
 que é amor, o Pai, em quem são nomeadas todas as famílias da terra. (Humanae Vitae,8,9)
Ele define os traços característicos e exigências desse amor: "plenamente humano, ou seja, dos sentidos e do espirito ao mesmo tempo", "total", "fiel e exclusivo até a morte", e "fecundo". O amor conjugal é uma ato da livre vontade, e cujo desígnio é intensificar-se, seja nas alegrias, seja nas tristezas do dia-a-dia, de maneira que marido e mulher tornam-se um único coração e uma única alma, e, juntos, atingem a perfeição humana".


...Muitos homens nunca compreenderam a verdade das palavras de São Paulo (  porque o homem é cabeça da mulher, como Cristo é cabeça da Igreja e o salvador do Corpo. Ef 5, 23) ao passo que as mulheres, de maneira geral, as entendem muito bem. Deve ser o marido cabeça da família: protetor da esposa em tudo aquilo que disser respeito ao bem-estar dela, repouso e recreação, estabilidade emocional, provimento de um lar e necessidades materiais e confortos; é o baluarte que a protege dos males e perigos do mundo. Precisa ele formar a convicção de que agora ela pertence a ele, sendo agora direito e obrigação sua guardá-la e amá-la; a convicção de que nenhuma objeção, mesmo que vinda da esposa, o afastará desse desígnio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário