quinta-feira, 26 de abril de 2012

O EFEITO FORMATIVO DO MÉTODO DE OVULAÇÃO BILLINGS NO MEU MINISTÉRIO PRESBITERAL E PASTORAL – PE. JOSEPH HATTIE, OMI


Discurso após o jantar na Conferência Internacional da OMR&RCA
em 30 de abril de 2011. Publicado no Boletim do Centro de Referência e Pesquisa do Método de Ovulação da Austrália – Volume 38 – nº 02 – Julho de 2011.

Introdução:

Obrigado pelo privilégio de falar com vocês aqui nesta noite. Desde o início, deixe-me lhes dizer que os Drs. John Billings e Lyn tiveram um impacto real na minha vida e ministério sacerdotal. Como religioso eu tenho um voto de obediência e um voto de pobreza. O voto de obediência muitas vezes exige não apenas que alguém obedeça ao que lhe foi pedido para fazer, mas também que alguém obedeça quando não entende o motivo. O voto de pobreza requer que alguém confie que Deus proporcionará os meios necessários para realizar sua missão, vez que este alguém não detém riqueza pessoal, que poderia ser usada para executá-la.
Meu desejo de confiar em Deus em ambas as áreas foi grandemente fortalecido pela forma como os Drs. John e Lyn responderam ao pedido do Papa Paulo VI para “dedicarem o resto de suas vidas a ensinar esta boa notícia”. Este era um profundo ato de obediência que eles fizeram naquele dia em 1976. O Papa Paulo VI não lhes disse: “eu lhes darei um milhão de dólares ao ano, de modo que vocês serão livres para fazer o que eu peço”. Eles não sabiam de onde os recursos viriam para levar a cabo esta missão e suas atribuições. Mas sua obediência trouxe com ela os recursos de que precisavam para realizar o que foram convidados, e fazê-lo no tempo de Deus. Esta é uma lição que tem influenciado fortemente a mim, e que vale para todos nós que trabalhamos na Pastoral da Família.

Os Primeiros Anos no Trabalho com o MOB:

Pediram-me para falar com vocês esta noite sobre o porquê de me sentir chamado para fazer do Método de Ovulação Billings uma parte da minha vida de trabalho.
Ouvi pela primeira vez sobre o MOB de planejamento familiar natural no início dos anos 70, enquanto trabalhava como professor-sacerdote do ensino médio em Ottawa, Ontário. Eu estava originalmente impressionado com sua simplicidade, especialmente em comparação com o método sintotérmico com o qual eu estava familiarizado.
O Senhor me concedeu a oportunidade de aprender e promover MOB por meio de uma obediência inesperada ao meu superior religioso nos Oblatos. Em uma época em que os superiores religiosos estavam instituindo uma política de consultar seus subalternos antes de lhes dar uma nova missão, eu não foi consultado, mas ele me disse, que a minha nova missão era a de ser o capelão católico da Universidade de Dalhousie, em Halifax, Nova Escócia. De uma perspectiva humana, a nova atribuição não fazia sentido de imediato, pois eu estava indo bem como professor no ensino médio e no trabalho pastoral. Mas, em retrospectiva, sem que sem esta obediência eu não estaria aqui com vocês esta noite.
A Capelania Católica na Universidade Dalhousie, proporcionou uma oportunidade muito boa para promover o Método. Eu estava convencido de que este era a resposta pastoral a ser dada em relação ao futuro dos alunos em seu casamento, família e necessidades espirituais. Meu ministério permitiu a reunião de um pequeno grupo de casais e uma única enfermeira. Eles estavam interessados no Método de Ovulação Billings e nós conseguimos que fossem formados como instrutores do Método por um casal Billings de Mississauga, Ontário, Peter e June McCabe.
Alguns dos estudantes tornaram-se usuários do Método, e de lá, levaram o conhecimento de volta para suas cidades natais. Eles foram os primeiros missionários do Método em nossa área, e alguns mais tarde se tornariam bons instrutores. Conseqüentemente, para ajudar a responder melhor a esta necessidade pastoral dos estudantes e de outros que foram se interessando de fora da comunidade universitária, formamos uma associação chamada Associação PNF de Nova Escócia. Alguns anos mais tarde, esta se tornaria a WOOMB NS.
Meu duradouro envolvimento com o MOB havia começado.

A Importância do Método para a Vida Familiar:

Minha convicção da importância do método para o casamento e para as famílias, e da simplicidade do método, continuou a crescer com a experiência. Percebi que o MOB era uma ferramenta particularmente útil para as famílias resistirem à enxurrada de sentimentos anti-vida e anti-família, a partir da cultura em que viviam e de sua própria formação de dentro dela.
Na Universidade Dalhousie, em 1979, um número de estudantes católicos de medicina, com os quais eu trabalhei, estavam interessados no método e dispostos a convidar os Drs. John e Lyn Billings para lhes falar em uma sexta-feira na faculdade de medicina, em quatro aulas. Os Billings vieram e puderam passar algum tempo atualizando nossos professores e fazendo revisões de gráficos antes de continuar a falar na faculdade de medicina.
A sala de aula naquele dia estava cheia a ponto de transbordar. A aula dos Billings foi um enorme sucesso, e os estudantes de medicina os ovacionaram sustentadamente de pé.
Na segunda-feira, quando os estudantes voltaram às aulas elogiando o Drs. Billings e perguntando por que este método não foi incorporado dentro dos estudos da faculdade, começamos a ver os efeitos de um orgulho intelectual: Muitos dos professores da escola médica se voltaram contra os Drs. Billings e tentaram desacreditar o método e seu trabalho. Os Billings nunca foram convidados a voltar, nem o método tem sido ensinado na escola de medicina desde então. Foi uma triste reflexão destes intelectuais, porque ao final, o melhor argumento que puderam dar era o de que o PNF “não iria funcionar”, porque “você não pode esperar que os homens se abstenham.” Isso me fez perceber a realidade da oposição do diabo contra os matrimônios e contra a vida, e isso tornou ainda mais urgente que se continue a espalhar as boas novas do MOB.
Esta oposição não se limitou ao ambiente universitário. Muitas vezes eu fui capaz de ajudar em várias situações pastorais em todas as províncias marítimas, onde as famílias experimentavam oposição direta à sua vocação de gerar vida. Um casal estava sendo pressionado por um assistente social local para fazer uma ligadura das trompas: A família era pobre, com quatro filhos pequenos, e o pai teve alguns problemas de saúde que limitavam sua capacidade de trabalho naquele momento. Por causa do que havia recebido por intermédio do MOB, eu era capaz de responder e providenciar um instrutor para ensiná-los – uma médica, que fez uma viagem de duas horas, na ida e na volta, para fazê-lo. Eles aprenderam o método e o usaram com sucesso. O tamanho de sua família, mais tarde, expandiu-se para seis filhos, e hoje, dois de seus filhos são jovens padres ativos.
Além dessas pressões externas sobre as famílias, o MOB me ajudou a resolver as pressões internas sobre elas – de muitas maneiras os cônjuges têm sido levados a sucumbir à nossa cultura de “uso”, portanto, usar o outro para o prazer sexual, não como dom total de si, uns com os outros e com Deus. Através do MOB, eu tenho sido capaz de oferecer-lhes um meio de viver uma cultura da vida e do amor.
Já aconselhei muitas famílias que tinham se esterilizado, normalmente por laqueadura tubária, pensando que era moralmente aceitável. Quando eles perceberam que tinham sido enganados e procuraram orientação moral, o Método providenciou o conhecimento necessário para ajudá-los a entender o dom da fertilidade e o manejo adequado que esse dom envolvia. Eles podiam ver que tinham retirado algo muito importante de seu casamento e de Deus, e em muitas vezes levavam em consideração restaurá-lo.
Este pensamento e da disponibilidade do MOB incentivou um número de casais a investigar a possibilidade de reversões, e quando era possível, as faziam. Eles então usavam o método, em harmonia com seu discernimento da intenção criadora de Deus para eles. Alguns deles optaram mais tarde a ter pelo menos mais uma criança.
Além disso, para aqueles que não têm reversões, a sua prática no MOB lhes permitiu viver dentro das normas morais da Igreja, por, de fato, ‘desarmarem’ a esterilização, e viverem o Método como seria se a fertilidade fosse possível. Achei que seria uma maneira particularmente gratificante para mim de oferecer soluções reais a casais em dilemas morais.
Em relação a isso, eu também estava convencido de que o Método Billings tinha que estar nos muitos núcleos de trabalho pró-vida. Isso foi mais tarde confirmado pelo Estudo China 2004, que observou o impacto radical do MOB em um estudo comparativo entre dois distritos similares em fatores econômicos e sociais. Em um distrito, onde o método estava sendo usado, e em outro, onde ele ainda não tinha sido ensinado. Onde ele estava sendo usado, houve uma diminuição de 7 vezes no número de abortos médicos.

O MOB apoiado pela Humanae Vitae:

A convicção da importância do MOB para as famílias foi somada a uma crescente consciência da importância da Encíclica profética Humanae Vitae e um forte desejo de sustentá-la e ensiná-la em meu ministério sacerdotal e pastoral. O Método, em sua simplicidade, ajudaria os casais a viver o ensino contido na Encíclica: O respeito pela dignidade das mulheres, como pessoas femininas, e como marido e mulher podem e devem viver o seu amor conjugal na verdade e na bondade.
Também ficou evidente como o método pode ajudar os pais a melhor cumprir sua responsabilidade de serem os primeiros educadores dos seus filhos sobre os dons da masculinidade, fertilidade e feminilidade, e ajudá-los a ensinar a importância da boa administração deste grande dom da fertilidade e da sexualidade humana.
Quando comecei a trabalhar com o MOB, o Canadá era um país vivendo, no mundo espiritual, uma escuridão moral criada pela famosa Declaração de Winnipeg de 1968 da Conferência Canadense dos Bispos, que não apoiou o ensinamento da Igreja como expresso na Humanae Vitae. Como resultado, muitos bispos e pastores não viram a necessidade de fornecer o serviço pastoral de planejamento familiar natural para o seu povo. (Por favor, deixem-me anotar que alguns bispos canadenses em 1968 foram contra a maré no Canadá e apoiaram a doutrina ordinária da Igreja infalível esses assuntos.
Estes poucos também apoiaram e promoveram o PNF em suas respectivas dioceses, como ocorreu na Arquidiocese de Vancouver, onde eu acabaria trabalhando).
Posteriormente, por causa desta doença espiritual no Canadá, não se poderia organizar um programa de promoção do MOB para o grande público. Tinha que ser realizado pessoa-a-pessoa, em um nível um-para-um. Olhando para trás, eu diria que o Senhor me fez um caçador de talentos para o Espírito Santo e para o Método. Por exemplo, quando eu fui chamado de volta a Ottawa a partir da posição Capelania da Universidade, para me tornar o superior em exercício do nosso Escolasticado dos Oblatos naquele ano letivo, o Senhor me apresentou a uma mulher australiana que era casada com um canadense. Alguns de vocês conhecem esta mulher: Mary Dewar. Eu pude falar com Mary e lhe um livro Billings. Ela se tornou uma instrutora, e mais tarde uma Formadora de Instrutores excelente. Ao longo dos anos o Senhor proporcionou um bom número de tais oportunidades – para falar com as pessoas um-a-um e lhes dar um livro Billings.

A Conferência de Melbourne:

O Senhor me concedeu uma inesperada oportunidade e os meios para participar em Fevereiro de 1978 da Conferência organizada pela família Billings, em Melbourne, a fim comemorar o 10º aniversário da publicação da Encíclica Humanae Vitae. Das muitas bênçãos que experimentei naquela conferência, no topo do lista está a oportunidade de conhecer, ver e me beneficiar do amor que os Drs. John e Lyn e tinham um pelo outro, que foi tão evidente.
Mas enquanto eu escutava os oradores, fiquei impressionado com o entendimento de que através MOB, Deus realmente quer ajudar os casais a viverem o seu amor conjugal de acordo com Seu plano: Para fortalecer o vínculo do casal e para a transmissão e educação de uma nova vida.
Lembro-me do conferencista – Pe. Maurice Catarinich – sobre a sua divulgação para casais que lutam para viver a lei natural em suas relações conjugais por meio do problemático método do ritmo. Ele começou a procurar um médico que pudesse ajudar a essas pessoas. Isto o levou a pedir a ajuda do Dr. John Billings, porque ele reconheceu nele um bom médico e um homem de fé e razão.
Como muitos, eu me perguntava por que o Espírito Santo inspirou o padre para pedir a ajuda de um neurologista? Sobre tal pensamento, depois eu percebi que fazia sentido. Um neurologista é uma pessoa que é altamente treinada para observar o comportamento de seus pacientes – A partir destas observações externas, ele pode determinar o que é revelado sobre a saúde ou doença do sistema nervoso interno e o cérebro. O externo indica o interno. Este foi um excelente treinamento para quem iria descobrir a relação entre o comportamento externo do muco cervical e o que ele está dizendo sobre o funcionamento interno da fertilidade de uma mulher. Deus sabe o que faz.
Eu achei que minha fé foi fortalecida pela famosa declaração de fé do Padre Catarinich, que incentivou a descoberta do método: “Deus não vai privar os pobres de uma maneira simples de compreender e regular a sua fertilidade”. Compreendi o MOB como um testamento da Providência de Deus para os casais casados.
Uma visão a mais que ganhei nessa conferência foi a forma como o Senhor trabalha através de instrumentos humanos para ajudar os casamentos e as famílias. A bem-aventurada Madre Teresa de Calcutá falou sobre suas jovens freiras ensinando o MOB aos mais pobres de Calcutá. Ela observou que, em Calcutá, as irmãs haviam ensinado a mais de 12.000 casais. Mais tarde, durante uma época terrível na Índia quando a esterilização foi imposta, Madre Teresa foi até o Governo e demonstrou que, apenas com embasamento natural e com a ajuda do MOB e de suas irmãs, poderiam ajudar o governo a ter 30 mil bebês menos em três anos. Ela mostrou as evidências a partir dos últimos anos. O Governo emitiu um reconhecimento formal de seu trabalho, e todas as famílias que praticavam MOB receberam um cartão de identidade e não foram forçadas à esterilização. Mais tarde, um grande grupo de famílias chegou a
Madre Teresa para lhe agradecer, por lhes devolver a sua dignidade, quando outros queriam tratá-los como animais de castração e esterilizá-los. “Você nos ensinou o PNF e nossas famílias estão unidas e podemos ter um filho sempre que quiser “, eles disseram. Isso me mostrou como o Senhor permite que casais literalmente vivam a dignidade do seu amor conjugal pela instrumentalidade dos instrutores do MOB e pela simplicidade do método.
A conferência de Melbourne e todo o bem que experimentei fortemente confirmou a minha convicção da bondade do MOB e de sua importância para os casamentos, para as famílias e para o futuro do mundo.

WOOMB Canadá:

Na minha volta para o Canadá, começou o trabalho de formação de uma organização nacional Billings e a WOOMB Canadá tornou-se realidade em 1981. Eu continuei a ser um caçador de talentos para o Espírito Santo e o Método e fui convidado para me tornar o diretor espiritual da WOOMB Canadá.
No ano seguinte, fui convidado para ser membro do Conselho da WOOMB International. Foi nessa qualidade que fui convidado pelo Dr. John para abordar a “dimensão moral” da utilização da palpação cervical em métodos de PNF. A conclusão de que era desnecessário e, possivelmente, uma causa de risco físico e moral, fez sentido para o Conselho WOOMB, mas quando foi publicado, causou uma forte reação de alguns teólogos morais que estavam apoiando outros métodos de PNF que utilizam tal técnica.

Percepções aprendidas do MOB:

No outono de 1979 eu comecei a ler a Audiência Geral de quarta-feira realizada pelo Papa João Paulo II, que mais tarde ficou conhecida como sua Teologia do Corpo. Em assim fazendo, pareceu-me que o MOB, à sua maneira simples, estava ensinando estas verdades sobre a dignidade da pessoa, o respeito à verdade desta dignidade e a verdade sobre o dom. Eu gostaria de compartilhar brevemente com vocês algumas das percepções coligadas ao MOB que fortaleceram ainda mais meu compromisso com o método.
Uma compreensão mais profunda da complementaridade do homem e da mulher veio de um estudo sobre o MOB e da ciência que o confirma. Deixe-me explicar.
Um estudo do tipo de muco cervical fértil na sua relação com o espermatozóide masculino mostra uma notável complementaridade, que torna possível aos dois realizarem suas tarefas, tais como a capacidade do muco cervical do tipo fértil para nutrir o esperma e para fornecer um super rodovia para que caminhem, enquanto simultaneamente filtra os espermatozóides deformados. Dado que o muco cervical do tipo fértil e os espermatozóides são tão diferentes, e por causa dessas diferenças eles podem ajudar-se mutuamente na realização de suas respectivas tarefas, me fez perceber a necessidade de entender melhor as diferenças em outros níveis de relacionamento entre homens e mulheres, de modo a melhor compreender sua complementaridade e melhor promover a ajuda mútua no cumprimento das suas respectivas tarefas.
Deus criou a mulher com uma capacidade natural de receptividade à vida e à nutrir a vida. Isso é mais evidente, como João Paulo II disse, em sua capacidade de maternidade biológica. Para atingir esse nível de maternidade biológica, ela deve primeiro ser receptiva biologicamente à presença e à vida de seu marido naquela parte de seu corpo projetado para tal receptividade. O marido está presente em seu espaço e lugar para a vida de modo a trazer uma parte da sua bondade masculina para ela, para que possa fazer um bem maior com ele. Eles complementam um ao outro dessa forma.
Vemos o mesmo padrão de presença masculina e de receptividade e hospitalidade feminina quando o espermatozóide entra nesse lugar da vida conhecido como óvulo. A bondade do sexo masculino combinada com a bondade feminina cria uma receptividade especial à palavra criadora de Deus e um novo ser humano pode vir a existir.
A partir disso, percebe-se que a mãe também tem a capacidade de criar espaço e lugar no seu coração para seres humanos, o que é um ato livre de amor… Todas as mulheres têm essa capacidade e com ela o “gênio feminino” identificado por João Paulo II – é um gênio para as relações com as pessoas, um gênio para entrar em relações pessoais e para nutrir essas relações. O Método, portanto, me ajudou a perceber que uma mulher pode não só criar um espaço físico e lugar para seres humanos dentro de seu próprio corpo, mas também, ela pode criar um espaço e lugar espiritual para as pessoas, fora e em torno de si mesma, como uma extensão de seu coração, em primeiro lugar para sua família e depois para os outros. Como o corpo é o reflexo do espírito, esta maternidade espiritual é representada na maternidade física. Para os homens, o que Deus nos mostra, e o Método o confirma a sua própria maneira, é que a masculinidade tem seu próprio tipo particular de bondade: um que complementa o bondade receptiva da mulher. Esta é a primeira bondade que ele se destina a trazer para o espaço e lugar pessoal da mulher, um bem que lhe permite fazer mais bem. Isso reflete parte da missão do sexo masculino – trazer outros tipos de bondade para a presença feminina de modo a permitir que ela faça mais bem: por exemplo, sua bondade, paciência, um salário para o benefício de sua família, etc.
Assim, o MOB nos ajuda a ver através da falsa antropologia, que afirma que homens e mulheres são os mesmos, exceto quanto aos seus órgãos reprodutivos. O MOB nos ajuda a ultrapassar a estreita definição de igualdade como “mesmice”, a fim de ver que distinção e igualdade são termos compatíveis, auxiliando também na compreensão da família como um ícone da Trindade, igualdade ainda que na distinção, em unidade.
E assim, com relação a minha prática pastoral, a ciência do MOB me forneceu um modelo físico para as capacidades espirituais da complementaridade entre homens e mulheres. Assim, tenho sido capaz de ajudar os casais a entenderem melhor a verdade sobre sua própria masculinidade e feminilidade, e assim melhorar as suas relações com Deus, seus cônjuges, e com seus filhos.
Isto levou a insights sobre a singularidade de cada uma das espiritualidades do feminino e masculino, e me permitiu promover esta distinção para aqueles a quem eu ministro.
A biologia de uma mulher e a forma como a sua fertilidade opera, apontam para o fato de que a mulher tem uma receptividade e uma hospitalidade especial para cada pessoa. Ela
cria um espaço espiritual e o coloca em torno de si mesma para os seres humanos, sendo receptiva para as pessoas e estendendo uma hospitalidade espiritual. Diariamente, ela é chamada a viver esta espiritualidade feminina, sendo cada vez mais receptiva à presença de Cristo em seu coração, e estendendo a hospitalidade de seu amor a Ele. Ele vai guiá-la para acolher aqueles que Ele quer que ela acolha no seu coração, e vai fortalecê-la para fornecer para eles, de acordo com as necessidades que ela possa responder. Isso é mais evidente quando se observa a mãe que oferece seu ventre e cria um lar amoroso para seus filhos, e ao ver a religiosa que é receptiva e hospitaleira para todos aqueles que Cristo confiou aos seus cuidados, tais como a Bem-Aventurada Madre Teresa.
Dra. Evelyn Billings é uma mulher que cresceu para se destacar em todas estas dimensões da maternidade: Ela fez espaço e lugar no seu coração para todos os seus filhos, netos e bisnetos. Ela também o tem feito para todos aqueles de sua Família Billings ao redor do mundo.
Reconhecemos que um homem, embora igual a uma mulher em humanidade, é diferente em sua masculinidade. O homem é um ocupante de espaço e lugar para as pessoas, e ele traz sua bondade para o feminino. Ele também traz consigo a bondade de proteção e disposição. Sua espiritualidade masculina é construída nessas características naturais. Com Cristo em seu coração e alma, ele será fortalecido para viver a masculinidade de Cristo, que tendo se tornado homem, era como nós em tudo, exceto no pecado. Os homens precisam examinar essa auto-compreensão e suas ações diárias com respeito aos outros, especialmente em suas relações com sua esposa e filhos.
Dr. John Billings foi um homem que cresceu para se destacar em todas estas dimensões da paternidade. Ele trouxe a bondade da sua presença masculina na vida de sua esposa, Evelyn e na vida de todos os seus filhos, netos e bisnetos. Ele também trouxe este bem para a vida de sua Família Billings estendida – ele nos protegeu com a verdade e forneceu um meio para vivê-la.
Instituto João Paulo II para o Estudo do Matrimônio e da Família 1984 – 1986:
Em 1983, dois bispos no Canadá estavam pedindo ajuda para as suas dioceses quanto
ao matrimônio e a família, o que levou meus superiores religiosos a me perguntar se eu estaria disposto a tomar formação contínua em matrimônio e família, a fim de preparar-me para um trabalho em tempo integral nesta área de necessidade da Igreja. Me foi dada a liberdade de escolher onde iria estudar, e o Senhor colocou em minha mente e coração a idéia de pedir para ir ao novo Instituto João Paulo II para o Estudo do Matrimônio e Família, que foi um departamento da Universidade Lateranense, em Roma. O Senhor trabalhou rapidamente, e eu parti para Roma em agosto de 1984.
A mudança de uma universidade secular onde eu estava trabalhando – um lugar onde muitos professores usaram seus talentos intelectuais dados por Deus contra Deus e contra a fé dos alunos – para uma instituição onde eu encontrei intelectos verdadeiramente talentosos sendo usados no serviço de Deus e de sua Igreja, era como chegar em um oásis
no deserto. Este tempo foi muito rico em conteúdo intelectual e espiritual. Foi
lá que eu tive o privilégio de conhecer o agora Bispo Peter Elliott, e beneficiar-me
a partir de sua sabedoria.
Enquanto eu estava em Roma, o meu envolvimento com o MOBTM continuou. Isso foi possível através da bondade da Ir. Dra. Anna Cappella e sua excelente e dedicada equipe
do Centro de Estudos e Pesquisas em Planejamento Familiar Natural da Igreja Católica na
Universidade do Sagrado Coração, localizado no grande hospital escola católico
- O Hospital Gemelli – conhecido como o “Hospital do Papa” em Roma. Eu passei muito
tempo lá, aprendendo e fazendo pequenas coisas nas quais eu podia ajudar. Dra. Anna foi uma santa em seu trabalho, e estou certo de que ela é uma luz brilhante entre os membros da família Billings já no céu. Ela organizou conferências e
sessões de formação de instrutores do MOB para a Itália e norte da África. Os Drs. John e Evelyn ensinaram nestas conferências e workshops. Tive o privilégio de poder assistir a estas quando eu estava em Roma e em várias ocasiões depois.
O Papa João Paulo II era muito favorável ao trabalho da Dra. Ir. Anna e dos
Drs. Billings. Ele a ajudou a estabelecer o Centro de Pesquisa, e por vários
anos convidou os participantes nas conferências e oficinas de formação para um
audiência especial no Vaticano. Essas audiências se tornaram, em suas próprias palavras,
uma “tradição agradável” e que lhe permitiram “expressar [sua] satisfação
com este programa que serve o apostolado familiar, ajudando os casais ao vivo
sua vocação, em harmonia com a lei de Deus, como autenticamente interpretada pelo
Magistério da Igreja. “(Osser L ‘. P. 1, 22 de janeiro de 1992.) Estas audiências especiais e
a sabedoria transmitida pelos Papa nutria minha motivação de estar envolvido neste trabalho.

A Arquidiocese de Vancouver:

Após meus estudos em Roma, voltei para o Canadá em 1986 e me foi dada a oportunidade de trabalhar na Arquidiocese de Vancouver. A mão de Deus estava certamente envolvida na criação desta oportunidade. Fui convidado para fundar o Escritório de Formação para o Matrimônio e a Família como parte de um alcance diocesano para os casamentos e famílias. Isso de novo me permitiu promover o Método e apoiar aqueles que estavam ensinando que na arquidiocese e além. As conferências da família foram implementadas provendo oportunidades especiais para convidar os Drs. John e Lyn Billings para Vancouver para falar, trabalhar com os instrutores, e para receber contribuições financeiras para o seu trabalho. O fato da cidade de Vancouver estar na Orla do Pacífico, nas circunstâncias do início dos anos noventa, tornou possível dar alguma ajuda aos Drs. John e Lyn no Projeto China. Os anos em que trabalhei em Vancouver foram bons anos.
Devo dizer que o Senhor, na Sua sabedoria, nunca me proporcionou uma oportunidade
para trabalhar em tempo integral com o Método Billings. Era sempre em conjunto com outras coisas. Por exemplo, enquanto eu estava em Vancouver, o arcebispo pediu-me para reviver a Associação dos Médicos Católicos. Eu pude fazê-lo e tornou-se um excelente local para promover o Método. Eu percebi que o meu trabalho em outras áreas sempre me permitia introduzir o método em novos fóruns. Eu também percebi que, dessa forma, eu
fui menos um alvo para as pessoas no Canadá que não apoiaram a Humanae Vitae
e o trabalho Billings.
Arquidiocese de Halifax, Nova Escócia, de 2001:
Em janeiro de 2001, voltei a Nova Escócia, a convite do Arcebispo
Prendergast, SJ, e dos dois outros bispos da província. Eu estava agora novamente sendo um caçador de talentos para o Espírito Santo e o Método nas Províncias Nova Escócia e do Atlântico do Canadá. Um dos grandes talentos que o Senhor providenciou para o trabalho Billings lá, quem é conhecida por alguns de vocês, é a Dra. Karen MacDonald. Ela é uma verdadeira instrutora dedicada e formadora de instrutores.
Durante o tempo em Halifax, o Senhor providenciou os meios para eu voltar
a Melbourne, após 25 anos longe. Isto me deu o privilégio de participar da
celebração do 50º aniversário trabalho do Dr. John com o método.
Desde então, o Senhor nos concedeu a oportunidade para eu voltar várias vezes. Eu considero um novo privilégio cada vez que eu posso retornar.

Diretor Espiritual:

Dois anos atrás eu fui oficialmente nomeado para ser o conselheiro espiritual da WOOMB
Internacional, continuando a ser o conselheiro espiritual de WOOMB Nova
Escócia, e WOOMB Canadá.) Como Conselheiro Espiritual da WOOMB Internacional vejo
meu papel como um pepel de apoio, especialmente ao Conselho, através da oração, para estar disponível para aconselhamento espiritual, quando pedido, e para lembrar ao conselho, de tempos em tempos, que nunca vão ficar ricos neste apostolado ao matrimônio e à família! Assim, caminhar na fé com o Senhor. Eu também tenho a responsabilidade, para a qual eu convido a todos vocês a juntarem-se a mim, da oração por aqueles a quem o Espírito Santo prepara para assumir seus lugares na liderança do WOOMB Internacional, assim como Ele preparou para assumir a liderança os Drs. John e Lyn, Dr. Kevin Hume, etc.
O Impacto do MOB sobre a compreensão da minha vocação religiosa:
Como eu começo a concluir esta conversa, gostaria de compartilhar com vocês um dos mais pessoais impactos que o MOB teve sobre o meu sacerdócio e carisma particular
da minha ordem religiosa.
Sou membro da Congregação Missionária dos Oblatos de Maria
Imaculada. Três meses antes de um Oblato estar pronto para o sacerdócio,
é obrigado a escrever uma carta ao nosso Superior Geral em Roma indicando três
áreas do trabalho missionário dos Oblatos, em ordem de prioridade, que ele pensa que
seria mais adequado para ele.
Voltando ao início de 1964 quando escrevi a minha carta, meu primeiro pedido foi para trabalhar nas nossas missões no Peru. Meu segundo pedido foi para trabalhar nas nossas missões na África do Sul. Minha escolha terceira e última foi a de ensinar em uma de nossas Escolas de ensino médio.
Vinte anos depois, como eu já contei, eu acabei com uma obediência ao trabalho em tempo integral pelo casamento e trabalho familiar. Isso causou preocupação entre alguns dos meus irmãos Oblatos, pelo carisma dos Oblatos de Maria Imaculada ser expressa
na seguinte citação do Evangelho de São Lucas: “Ele me enviou para trazer a boa
notícia aos pobres.” (Lc 4:18). Eles perguntaram:”Como é que esta obediência se encaixa em nosso carisma?”
Minha experiência de trabalho com casais que vivem o MOB como um modo de vida gradualmente me ensinou a formular uma resposta.
“Nossa Oblatos que trabalham no Laos, trabalham com as pessoas que são as mais negligenciadas pelos poderes constituídos no país. Os Oblatos que trabalham no barricadas
fora de Lima, Peru, e aqueles que trabalham com as comunidades esquimós do
Norte do Canadá, fazem o mesmo. Hoje, no Canadá, é o casamento e a família que
compõem o maior e mais negligenciado grupo em nossa sociedade. Eles não são apenas os mais negligenciados, mas também os mais atacados. A família é bombardeada com os ataques da contracepção, do aborto, do divórcio sem culpa – a lista continua. Isto foi onde eu percebi que nós, como uma congregação missionária, devemos ser – como especialistas em missões difíceis – um título que na verdade nos foi dado pelo beato Papa João XXIII.
Então, surpreendentemente, o meu trabalho com MOB me deu um entendimento mais profundo do modo de viver o carisma da minha congregação religiosa em um novo e inesperado modo, como o Espírito Santo quis que fosse. Por isso, eu sou muito grato.

Em Conclusão:

A Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe do Redentor, é um modelo para todos nós. Ela
colocou o dom de sua fertilidade, sua receptividade e hospitalidade ao serviço de Deus na
obra da redenção humana. Vamos nunca hesitar em pedir sua ajuda neste trabalho que
fazemos – para oferecer a todos os casais a oportunidade de colocar seu dom da fertilidade a serviço do Deus da Vida, para o futuro do mundo, e no contínuo trabalho pela
redenção. Amém.

Fonte: www.cenplafam.com

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